O que é Ansiedade?


No mundo frenético que estamos vivendo hoje, onde uma enxurrada de informações toma conta dos nossos pensamentos, acabamos por deixar seguir esse fluxo aterrorizador e nos deparamos com a comum ansiedade, o mal do século.

1 – O que é Ansiedade?

Antes de tudo, precisamos entender que a ansiedade em sua essência, é um estado natural e benéfica até certo ponto, pois ela nos prepara para situações prováveis, liberando hormônios como a adrenalina, por exemplo, para nos proporcionar um efeito estimulante ou energético.

A ansiedade é composta por pensamentos que criam um distanciamento do presente, ou seja, se parar para analisar o pensamento causador da ansiedade, certamente estará imaginando ou tendo diálogos internos que levam ao futuro, muitas vezes, até mesmo buscando referência no passado, e este processo mental é suficiente para gerar reações fisiológicas de forma eficiente através de emoções. A ansiedade é um belo exemplo do fator biopsicossocial, ou seja, nosso corpo e mente no mínimo, funcionam simultaneamente em conjunto, um não existe sem o outro, contando ainda com influências do ambiente externo.

Vale observar, que qualquer estado pode ser induzido de alguma forma, por exemplo, a ansiedade pode gerar adrenalina e a adrenalina pode gerar ansiedade, e sabemos que pode-se injetar adrenalina de fonte externa no nosso corpo.

Então, a ansiedade vem a ser um estado mental, natural no ser humano, que tende a antecipar uma situação perigosa ou visa evitar o desprazer. A ansiedade é útil para adaptar-se ou reagir perante certas situações de expectativa, visto que é gerada por uma liberação simpática do sistema nervoso autônomo, controlando e preparando várias funções no corpo para enfrentar a tal situação esperada.

2 – Quando procurar ajuda?

Em geral, uma boa hora para procurar ajuda, é quando a ansiedade passa a abalar emocionalmente seu estado em situações comuns ou quando começa a atrapalhar sua vida social ou profissional. Como já se sabe no popular, nada em excesso é bom, e a ansiedade quando em excesso, acaba se tornando uma psicopatologia.

Existem vários fatores causadores da ansiedade patológica ou também conhecida como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Alguns casos mais específicos podem ter outras denominações, por exemplo, as fobias, síndrome do pânico, entre outros.

Não vem ao caso, descrever quais os tipos de ansiedade aqui, não é o propósito deste artigo. O importante, é ficar claro, que independente da ansiedade que for, quando sentir que deve procurar ajuda, procure o quanto antes.

3 – É possível controlar qualquer ansiedade?

Como a ansiedade é um estado mental, observe o significado etimológico da palavra estado (do latim status: modo de estar, situação, condição), pode-se responder que sim, é possível controlar qualquer ansiedade, mas não seja imprudente, pois se não conseguiu mudar esse estado sozinho até hoje, é porque precisa de ajuda. Procure ajuda especializada o quanto antes, para iniciar um processo de mudança e tomada de controle.

Quer conseguir aliviar os sintomas da ansiedade de forma quase instantânea? Confira algumas técnicas para controlar ansiedade. Mas lembre-se, aliviar sintomas, nem sempre é resolver problemas, então use com moderação.

Publicado por Coach no propósito

Esquecendo - me das coisas que pra trás ficam, prossigo para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo. Para entender seu propósito. Todo mundo tem um propósito neste mundo. Muitas pessoas reclamam de seu trabalho, de seus relacionamentos e de sua vida familiar, dizendo que não são felizes. Pessoas que não têm propósito não são felizes porque não conseguem nada que seja satisfatório. Quando você começa a entender seu propósito, começa a entender a vida como um todo. Um coach, conselheiro ou terapeuta da vida pode ajudá-lo a definir o seu propósito na vida, levando-o a viver a vida ao máximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: